Implante Dentário

Implantes dentários: tecnologia e resultados ALÉM DA ESTÉTICA

COM A MODERNIZAÇÃO DAS TÉCNICAS, OS PROCEDIMENTOS DA IMPLANTODONTIA ESTÃO AINDA MAIS PRECISOS E COM BENEFÍCIOS QUE NÃO SE RESUMEM APENAS A ESTÉTICA DO SORRISO.

Melhora a autoestima, o bem-estar, podendo influenciar na confiança em comer, beber, conversar e sorrir. O cuidado com a saúde bucal influencia diretamente na qualidade de vida das pessoas. Por conta disso, várias técnicas e especialidades em odontologia são utilizadas para a reabilitação oral. Dentre elas, está a Implantodontia, que visa personalizar a implantação ou reimplantar dentes por meio do implante ósseo integrado.

A procura pelo profissional da área é necessária quando há perdas de um ou mais dentes na estrutura da cavidade oral. Essas perdas podem ocorrer por diferentes motivos, desde acidentes à falta de cuidado e higienização e, se constatadas, recorre-se a fixação de novos dentes sustentados por implantes.

Diferente do passado, hoje a técnica está cada vez mais acessível e faz parte da rotina de boa parte dos profissionais da especialidade. "Há 20 anos, eram poucos especialistas. Hoje existem muitas faculdades formando novos profissionais e isso acabou popularizando os implantes e fez com que pudéssemos ter acesso a todas as camadas sociais. Então podemos dizer que foi democratizado, porque barateou os custos e facilitou os financiamentos", destaca o cirurgião dentista e implantodontista Dr. Ildemar Portela.

O especialista destaca ainda que essa democratização do acesso aos implantes tem gerado altos investimentos da indústria odontológica em pesquisas e tecnologias para que o paciente tenha resultados precisos e com procedimentos menos invasivos. É o caso da cirurgia guiada de implantes, a qual é realizada, dependendo do caso, sem cortes. "A evolução da área é constante. Hoje nós temos técnicas de reposição de tecidos para enxerto gengival, enxerto ósseo, seja ele com osso do próprio paciente ou produzido pela indústria. Temos técnicas cirúrgicas que facilitam a colocação em áreas que há anos eram inimagináveis a colocação. Temos hoje a volta dos implantes zigomáticos voltados a pacientes que tiveram perdas severas de todos os dentes e do tecido ósseo na cavidade oral, e muitas outras técnicas modernas de reabilitação que há anos eram inimagináveis e que hoje nos permitem fazer uma implantodontia de alto nível e excelência".

PREVISIBILIDADE NO TRATAMENTO

Outra característica que compõe os sinônimos da implantodontia atual é a previsibilidade dos tratamentos. Se antes os resultados da colocação dos implantes eram incertos, hoje as ferramentas como a tomografia, impressão 3D, manipulação do tecido gengival e o aprimoramento dos materiais utilizados durante os procedimentos, garantem planejamentos adequados e precisos para cada paciente. No caso das tomografias e as impressões tridimensionais, por exemplo, é possível simular um procedimento cirúrgico pelo computador e evitar surpresas durante a colocação. "Isso é muito bom para o profissional e excelente para o paciente, porque é possível saber, antes mesmo do início do tratamento, onde se vai chegar e o que será possível resgatar. Então, podemos dizer que a implantodontia não é um tratamento às cegas porque é possível prever a qualidade do resultado, devido ao bom planejamento e diagnóstico, alinhados às condições do paciente", explica o implantodontista.

 

Disponibilizamos um canal de atendimento rápido e direto pelo WhatsApp para sua maior comodidade.
Clique Aqui!